23 Anos

Nosso laboratório foi fundado em 1995 e desenvolve pesquisas em cibersegurança desde quando este termo ainda era quase desconhecido.

Fazemos parte do Departamento de Ciência da Computação e Estatística da UNESP – Universidade Estadual Paulista, no Campus de São José do Rio Preto, SP.

Temos como principal missão a formação de recursos humanos por intermédio da realização de pesquisas e desenvolvimento científico.

Somos uma entidade sem fins lucrativos, assim como a UNESP é uma universidade pública e gratuita, mantida majoritariamente com recursos dos impostos dos contribuintes do Estado de São Paulo.

Estamos orgulhosamente na UNESP

ACME! é um acrônimo para Advanced Counter-Measures Environment, o qual significa Ambiente Avançado de Contra-Medidas. Observe que o nosso nome “ACME!” possui um sinal de exclamação “!” ao final da sigla.

Quando o laboratório foi criado em 1995, ele foi batizado de ACME! como uma alusão aos produtos que aparecem no desenho animado “Papa-léguas” (Wile E. Coyote cartoons – Warner Brothers). Entretanto, não havia um nome associado à sigla “ACME”. Em 1998 Dalton Matsuo Tavares fez uma sugestão de um nome que se encaixava perfeitamente sobre a sigla, formando então o Advanced Counter-Measures Environment Lab. Desde então o laboratório passou a se chamar ACME! Computer Security Research. Em 2014 seu nome foi atualizado para ACME! Cybersecurity Research.

“ACME” também é uma palavra em inglês que significa cume, apogeu ou o mais alto grau de desenvolvimento.

Advanced Counter-Measures Environment

Por mais de duas décadas temos nos dedicado a pesquisar temas importantes que permitem manter seguros diversos sistemas e redes. Em função da longevidade de nosso laboratório, foi possível obter e guardar um enorme conjunto de informações e conhecimento a respeito dos ataques e das ameaças que atingem a Internet ao longo dos tempos.

Nós aprendemos muito a respeito do comportamento dos atacantes e sobre a evolução das ameaças. Este conhecimento nos permite desenvolver melhor e mais eficientemente o nosso trabalho, num momento em que a cibersegurança se tornou uma questão de proteção das pessoas e das nações.

Com nossa expertise desenvolvemos pesquisas para tecnologias de proteção, avaliação e análise do comportamento de ameaças a redes e sistemas de software. Toda a experiência adquirida nos permite evoluir e enfrentar os desafios atuais da segurança no cyberespaço e formar pessoas para atuarem como melhores analistas de segurança, numa sociedade cada vez mais conectada.

Em função da longevidade de nosso laboratório, foi possível obter e guardar um enorme conjunto de informações e conhecimento a respeito dos ataques e das ameaças que atingem a Internet ao longo dos tempos.

23 Anos de Experiência
Focused, hard work is the real key to success. Keep your eyes on the goal, and just keep taking the next step towards completing it. If you aren't sure which way to do something, do it both ways and see which works better.
Adriano Cansian - Coordenador e Fundador
Colaboradores
Projetos
Publicações
Bolsas

Nós aprendemos e compartilhamos

Nós aprendemos e compartilhamos muito a respeito do comportamento dos atacantes e sobre a evolução das ameaças. Este conhecimento nos permite desenvolver melhor e mais eficientemente o nosso trabalho, num momento em que a cibersegurança se tornou uma questão de proteção das pessoas e das nações. Utilizando esta expertise nós desenvolvemos pesquisas e ensinamos sobre tecnologias de proteção, avaliação e análise do comportamento de ameaças a redes e sistemas de software.