Localização do Laboratório ACME!

  • Phone: +55 (17) 3221-2475
  • Mail: webmaster@acmesecurity.org
  • Website: www.acmesecurity.org
  • Address: Rua Cristóvão Colombo, 2265, Jardim Nazareth 15054-000, São José do Rio Preto, SP
Mestrado

Informações

O Coordenador do Laboratório, Prof. Dr. Adriano Mauro Cansian, está credenciado junto à linha de pesquisa “Arquitetura de Computadores e Sistemas Distribuídos” no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UNESP, que atualmente oferece o curso de Mestrado em Ciência da Computação e possui conceito 4 na avaliação da CAPES.

 

Os projetos relativos à linha de pesquisa “Arquitetura de Computadores e Sistemas Distribuídos” envolvem problemas relacionados ao co-projeto de hardware/software, à análise e simulação de arquiteturas distribuídas e paralelas e aos ambientes de computação em redes. Nessa linha encontram-se pesquisas envolvendo o projeto de sistemas digitais, sua simulação e análise de desempenho, assim como suporte para ambientes de computação de alto desempenho (clusters e grids). Encontram-se também projetos relacionados ao suporte computacional para operação em redes de computadores, incluindo serviços de segurança de computadores.

Requisitos

  • Ser aprovado no processo de seleção do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UNESP.
  • Ser aceito pelo coordenador do laboratório, para sua orientação. ATENÇÃO: é indispensável que os interessados entrem em contato previamente com o coordenador, para discutir disponibilidade de orientação no período desejado, bem como a viabilidade da proposta de seu projeto.
  • Para ser aceito junto a este orientador como aluno regular é EXIGIDO dedicação integral ao projeto de pesquisa. ATUALMENTE NÃO SÃO ACEITOS ALUNOS EM TEMPO PARCIAL, ou que estejam empregados em outras atividades.

Perguntas frequentes
Como devo me preparar?

Como devo me preparar para desenvolver um projeto de pesquisa junto ao laboratório ACME! de Pesquisa em Segurança?

Você deve ter um forte preparo em protocolo TCP/IP, Linux e programação em linguagem C. O mais importante é que você tenha uma formação sólida a respeito dos fundamentos destes três temas. Conhecimentos de segurança NÃO são imprenscindíveis, mas ajudam e podem ser um diferencial relevante. Consulte a relação de bibliografia de referência.

Quanto custa?

Qual o custo do curso de mestrado na UNESP ou no laboratório ACME! de Pesquisa em Segurança?

O curso de mestrado em ciência da computação da UNESP (PPGCC-UNESP) é totalmente GRATUITO, assim como as atividades desenvolvidas junto ao Laboratório ACME! de Pesquisa em Segurança. O acesso ao curso de mestrado ocorrer mediante aprovação em processo seletivo.

Quais serão meus deveres?

Quais serão meus deveres e responsabilidades durante o desenvolvimento do projeto de mestrado?

O aluno que desenvolve projeto de mestrado em nosso laboratório tem diversas responsabilidades e deveres para consigo e para com a equipe. Entre elas, o aluno deverá: . Cumprir os créditos e as disciplinas dentro dos prazos propostos; . Auxiliar na orientação de estudantes de iniciação científica; . Auxiliar na administração e manutenção do laboratório e de seus equipamentos; . Desenvolver estudos nas áreas determinadas pelo orientador; . Realizar publicações científicas relativas ao andamento e conclusão do seu trabalho de pesquisa. Recomenda-se também que os alunos conheçam o CÓDIGO DE ÉTICA do laboratório.

Participarei de cursos de segurança?

Como vou adquirir conhecimento em segurança de computadores e redes? Durante o mestrado irei cursar disciplinas específicas na área de segurança?

Pós-graduação em Ciência da Computação da UNESP são de conteúdo global em ciência da computação. As principais disciplinas serão Estruturas de dados, Redes de Computadores, Sistemas Operacionais, Comunicação de Dados, Banco de Dados e várias outras. Possivelmente deverá haver uma disciplina na área de segurança. Consulte o endereço http://www.ibilce.unesp.br/#!/pos-graduacao/programas-de-pos-graduacao/ciencia-da-computacao/disciplinas/ para verificar a relação de disciplinas previstas para p PPGCC-UNESP. Por outro lado, os conhecimentos específicos em segurança serão obtidos ao longo da orientação e desenvolvimento da pesquisa e da tese de mestrado, mediante o convívio diário no laboratório e a orientação recebida. Desta forma, o aluno irá receber um conjunto de atividades de estudo que deverá desenvolver ao longo do seu trabalho de pesquisa, e paralelamente às disciplinas regulares.

Quero me especializar em segurança. Este é o lugar certo?

Gostaria de me tornar um especialista em segurança. Este é o lugar certo? Vou aprender tudo sobre segurança?

Nas pesquisas desenvolvidas em nosso laboratório, o projeto de mestrado deve ser considerado como uma parceria de pesquisa entre o orientador e o aluno orientado. O orientado irá aprender e crescer prossionalmente, mas deverá oferecer sua contra-partida e desenvolver um projeto capaz de deixar contribuições eficazes ao resto do grupo e ao laboratório. Portanto, a pesquisa no projeto de mestrado é bem definida e específica. Desta forma, não é possível considerar que, apenas com o mestrado, o aluno se tornará um especialista genérico em segurança. O aluno irá se especializar num tema específico em segurança. Entretanto, o conhecimento acessório que ele receberá ao longo do desenvolvimento de sua tese permitirá uma sólida e forte formação em segurança, no tema de pesquisa.

Rafael Moreira