Localização do Laboratório ACME!

  • Phone: +55 (17) 3221-2475
  • Mail: webmaster@acmesecurity.org
  • Website: www.acmesecurity.org
  • Address: Rua Cristóvão Colombo, 2265, Jardim Nazareth 15054-000, São José do Rio Preto, SP
Iniciação Científica

Junte-se a nós

Quem está interessado em participar do grupo de pesquisa deve participar de um processo de seleção. Os processos de seleção ocorrem em determinadas épocas ao longo do ano, e são amplamente divulgados no Campus.

 

Sendo aceito no processo de seleção, o estudante passa por um período de experiência junto ao grupo de pesquisa, de forma que se possa avaliar seu rendimento e sua adaptação ao trabalho. Este prazo de experiência varia de 3 a 4 meses. Sendo avaliado satisfatoriamente, o estudante pode fazer parte do grupo e se candidatar a eventuais pedidos de concessão de bolsas de estudo das agências de fomento (FAPESP, CNPq, e outras), a serem solicitadas pelo orientador, mediante desempenho acadêmico satisfatório do estudante.

 

Processo Seletivo 2015

Quando começar

O aluno deve ser aluno da UNESP. O tempo ideal para ingressar num programa de iniciação científica é no  segundo ano da graduação. Mas, também podem ser aceitos estudantes do primeiro e do último ano, dependendo de suas habilidades. Se você acredita que pode se juntar a nós, então gostaríamos de ouvi-lo. Conte para nós em que você pode ajudar.  Faça sua inscrição num processo seletivo aberto. Junte-se a um dos mais reconhecidos e respeitados Grupos de Pesquisa em Cybersecurity do Brasil e torne-se um analista de segurança.

Para saber quando haverá outro processo seletivo, entre em contato conosco.

Tempo e duração

Todos os estágios de iniciação científica possuem um prazo pré-determinado de 1 ano. Caso o estudante apresente um bom desempenho, o estágio pode ser renovado por igual período, e assim sucessivamente. Existe também um plano de metas de cada estágio, que é avaliado a cada 3 meses.

Por onde começar

    • Conheça sobre os projetos em andamento;
    • Conheça o Lab;
    • Converse com a equipe atual e o coordenador;
    • Veja os requisitos nesta página;
    • Leia as respostas às perguntas mais frequentes (FAQ) abaixo.

Caso  tenha alguma questão, fale conosco. Contato

Requisitos Técnicos

  • Possuir bons conhecimentos em sistema operacional Linux;
  • Apresentar conhecimentos de programação em linguagem C ou Java, preferencialmente sobre ambiente Linux;
  • Possuir conhecimento de pelo menos uma linguagem de script (csh, Perl, PHP, shell, Phyton, ou similares);
  • Ser um usuário avançado de Internet, com conhecimento das principais aplicações atuais;
  • Possuir conhecimentos básicos sobre o funcionamento da Internet e sobre redes de computadores.
  • NÃO é necessário possuir conhecimentos prévios de segurança de computadores.

Requisitos Pessoais

  • Gostar de Internet e do tema de segurança;
  • Gostar de estudar muito e de responder a desafios;
  • Possuir sólida formação moral e ética, amadurecimento e estabilidade emocional;
  • Possuir excelente capacidade de expressão oral e redação própria, com domínio  da língua portuguesa;
  • Conseguir ler em inglês técnico;
  • Possuir bom relacionamento interpessoal e de convivência em equipe;
  • Ser motivado e apresentar  iniciativa para pesquisa em temas avançados;
  • Ter bom rendimento acadêmico e é desejável que não possua disciplinas em atraso;
  • Ter disponibilidade de um mínimo de 10 (dez) horas semanais para dedicação ao projeto;
  • Ter disponibilidade para atuar integralmente na pesquisa durante os perídos de férias escolares.

Perguntas frequentes
Como devo me preparar?

Como devo me preparar para desenvolver um projeto de pesquisa junto ao laboratório ACME! de Pesquisa em Segurança?

Você deve conhecer um pouco sobre protocolos TCP/IP, Linux e programação em linguagem C ou Java. Você deve ter bons conhecimentos a respeito dos fundamentos destes três temas. Conhecimentos de segurança NÃO são necessários, mas ajudam e podem ser um diferencial relevante.  Também é importante que você não tenha reprovações no seu histórico escolar.

Quanto custa?

Quanto custa participar dos projetos ?

Todas as atividades desenvolvidas junto ao Laboratório ACME! são gratuitas. Para ter acesso você deverá passar por um processo seletivo que ocorre de tempos em tempos. Em alguns casos você poderá ter uma bolsa de estudos e receber recursos para desenvolver seu projeto. Entretanto, apesar dos conhecimentos e treinamento oferecidos serem gratuitos, você terá obrigações e metas a serem atingidas durante sua pesquisa.

Quais serão meus deveres?

Quais serão meus deveres e responsabilidades durante o desenvolvimento do projeto?

O aluno que desenvolve projeto  em nosso laboratório tem diversas responsabilidades e deveres para consigo e para com a equipe. Entre elas, o aluno deverá:

. Cumprir os créditos e as disciplinas dentro dos prazos propostos;

. Colaborar  com os demais estudantes de iniciação científica e mestrado;

. Auxiliar na administração e manutenção e segurança do laboratório e de seus equipamentos;

. Desenvolver estudos nas áreas determinadas pelo orientador;

. Realizar publicações científicas relativas ao andamento e conclusão do seu trabalho de pesquisa.

. Respeitar  o CÓDIGO DE ÉTICA do laboratório.

Participarei de cursos de segurança?

Como vou adquirir conhecimento em segurança de computadores e redes? Durante meu projeto irei cursar disciplinas específicas na área de segurança?

Não há cursos específicos. A equipe do laboratório faz treinamentos internos e reservados, de curta duração, que são preparados e ministrados pelos pesquisadores mais antigos e pelo orientador e outros colaboradores. Os conhecimentos específicos em segurança serão obtidos ao longo da orientação e desenvolvimento da pesquisa e do seu projeto, mediante o convívio diário no laboratório e a orientação recebida. Desta forma, o aluno irá receber um conjunto de atividades de estudo que deverá desenvolver ao longo do seu trabalho de pesquisa, e paralelamente às disciplinas regulares. Isso lhe dará a formação apropriada em cibersegurança.

Quero me especializar em segurança. Este é o lugar certo?

Gostaria de me tornar um especialista em segurança. Este é o lugar certo? Vou aprender tudo sobre segurança?

Nas pesquisas desenvolvidas em nosso laboratório, o projeto deve ser considerado como uma parceria de pesquisa entre o orientador e o aluno orientado. O orientado irá aprender e crescer prossionalmente, mas deverá oferecer sua contra-partida e desenvolver um projeto capaz de deixar contribuições eficazes ao resto do grupo e ao laboratório. Portanto, a pesquisa no projeto de Iniciação Científica é bem definida e específica.  O aluno irá se especializar num tema específico em segurança. Entretanto, o conhecimento acessório que ele receberá ao longo do desenvolvimento de seu projeto permitirá uma sólida e forte formação em segurança,capacitando-o como um analista de segurança e permitindo que ele progrida em sua carreira.

Sou aluno do primeiro ano. Posso participar?

Sou aluno do primeiro ano de computação ou de outro curso. Posso participar de algum projeto?

O tempo ideal para iniciar um projeto de iniciação científica é por volta do 2o. ano de graduação. Entretanto, nós admitimos estudantes de 1o. ano que tenham algum diferencial ou já possuam conhecimentos em programação, redes ou outros conhecimentos. Se você sente que tem algo a contribuir, entre em contato conosco.

Contato
Ao iniciar o projeto, terei uma bolsa?

Terei uma bolsa de estudos ou alguma remuneração quando iniciar meu projeto de IC?

Em geral nenhum estágio ou projeto inicia-se imediatamente com uma bolsa de estudo, salvo em alguma condição excepcional. Após a seleção costumamos observar e avaliar o aluno sob diversos aspectos, para depois providenciar um projeto envolvendo uma bolsa de estudos. É comum que estudantes participem de projetos sem bolsas por pelo menos 6 meses.

Poderei participar de outros projetos?

Se eu estiver participando de um projeto no Laboratório ACME! eu poderei trabalhar ou participar de outros projetos que não sejam do laboratório?

Não, em nenhuma hipótese. Exige-se dedicação e associação apenas ao ACME! lab. Também não podemos aceitar alunos que já tenham assumido algum compromisso com outro orientador, ou que tenham iniciado algum estágio ou qualquer tipo e participação em algum outro grupo de pesquisa.

Pode me indicar uma bibliografia sobre redes?

Eu gostaria de começar a me preparar sobre o tema de redes de computadores. Pode me indicar uma bibliografia por onde começar?

Recomendamos começar pelo livro “Redes de Computadores – Uma Abordagem Top-Down” de James F. Kurose & Keith W. Ross da Editora Pearson (4a. edição). Este livro não tem pré-requisitos e lhe dará um excelente ponto de partida sobre redes de computadores. Depois, para avançar, use “TCP/IP Illustrated, Vol. 1 – The Protocols” de  W. Richards Stevens, Editora Addison-Wesley (em inglês).

 

Zerati